• Foto do escritorDr. Sebastião Duarte

O tratamento de bloqueios para dor

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Para alguns casos de dores na coluna lombar, lombosacral, coluna cervical e torácica os tratamentos chamados bloqueios podem trazer ótimos resultados.

Os bloqueios são procedimentos realizados no hospital, e consistem na infusão de medicamentos na região da coluna vertebral, conforme diagnóstico feito após o exame neurológico.

O medicamento, um fármaco com efeito analgésico, é injetado nas estruturas da vértebra que apresentam-se inflamadas, ou com um processo degenerativo em andamento.

Dentre as principais técnicas estão os bloqueios epidurais facetário (interlaminar), o transforaminal e o bloqueio caudal.

Bloqueio Facetário

É indicado em casos de dor radicular aguda associada à hérnia discal, principalmente cervical e torácica, devido à menor incidência de complicações, quando comparada à abordagem transforaminal. Dentre suas principais indicações além da hérnia de disco estão as doenças que levam à estenose espinhal, dores axiais, síndrome da dor complexa regional dos membros superiores ou inferiores, neuralgia aguda ou pós-herpética, síndrome pós-laminectomia, espondilolistese, radiculopatia pós-radiação e metástases da coluna espinhal. Como contraindicações tem-se infecção, coagulopatia, gravidez no primeiro trimestre e aracnoidites. (1-5)

Bloqueio Transforaminal

É a via mais comum na abordagem das dores lombares, pois permite que o fármaco seja injetado diretamente no local afetado, o que aumenta sua efetividade.

Confirmação do Bloqueio L4 e L5 no RX

Bloqueio Caudal

Nesta abordagem teremos uma boa dispersão da solução para o espaço peridural anterior sendo portanto uma ótima opção nos casos de dores relacionadas às colunas sacral e lombar baixa, normalmente L4,L5 e S1.

O uso de esteroides peridurais é baseado principalmente na fisiopatologia inflamatória da dor radicular, mas atualmente tem sido demonstrado que essa medicação reduziu também a dor neuropática em alguns modelos laboratoriais.

O procedimento está indicado, em sua maioria, para síndromes radiculares lombossacrais. Dentre elas, hérnia de disco ou estenose espinhal, cicatrização da raiz do nervo sacral, coccigodinia, dor retal, neuralgia do pudendo, fratura sacral, espondilolistese, escoliose com aprisionamento de raiz nervosa, radiculopatia sacral pós-radiação e metástase sacral. (1-5)

Referências bibliográficas

1 MICHAEL BRUCE FURMAN, M. D. (Ed.). Atlas of image-guided spinal procedures. Elsevier Health Sciences, 2012.

2. RATHMELL, James P. Atlas of image-guided intervention in regional anesthesia and pain medicine. Lippincott Williams & Wilkins, 2011.

3. BENZON, Honorio et al. Essentials of Pain Medicine E-book. Elsevier Health Sciences, 2011.

4. MANCHIKANTI, Laxmaiah et al. Lumbar epidural injec- tions. In: Essentials of Interventional Techniques in Managing Chronic Pain. Springer, Cham, 2018. p. 141-186.

5. RAJ, P. Prithvi et al. Interventional pain management: image-guided procedures. Elsevier Health Sciences, 2008